quarta-feira, 23 de maio de 2012

The carrot before the donkey

"Rosebud"



O que te motiva?

Todos nós temos uma pequena demência, quando não muitas. Algo que simplesmente tira a gente do sério, ou que nos faz fazer algo sem sentido, ou, seguindo a ideia original da palavra em latim, uma diminuição da mente, um momento em que não operamos 100% da nossa capacidade.

Fazer uma prova complexa recentemente me mostrou que eu não me encontro muito distante de uma sensação que eu havia esquecido, a de que a tensão criada por um momento me faz raciocinar muito abaixo da minha habilidade, criando uma vergonha pessoal ao lembrar de como havia respondido a situação, no caso, às questões da prova.

Nosso cérebro prega peças o tempo todo e nossa percepção é sempre falha. Li recentemente o seguinte "sou responsável pelo o que digo, não pelo o que você entende". A cada frase que é dita você não lê apenas o que foi dito, mas sim, os traços do resto enquanto fala, o lugar para o qual a pessoa esta olhando, a entonação da fala, e junta isso tudo com o que você sabe da pessoa e do assunto. E sua mente processa tudo isso, enquanto ao mesmo tempo pensa no que precisa comprar, ou na tristeza da última discussão, ou na fome que você esta sentindo, ou no perdigoto que voou em você, quando não tudo ao mesmo tempo.

Conforme envelhecemos, as pequenas manias crescem, os sonhos de infância se distanciam e são trocados pela dureza das contas, do dia a dia, do trabalho chato, das briguinhas bestas. Quanto mais tempo, mais tiques, mais rotinas. Lembro de estar sem conseguir respirar por uma reação alérgica, sofrendo para ir pro hospital, e minha mãe voltando atrás para limpar um xixi de um dos cachorros antes de irmos, porque não se pode deixar o xixi antes de sair.

O que te motiva? Pode ser que seja a lembrança do seu trenó, de tempos mais felizes, que em seu último suspiro venha te dizer que você viveu mal, seja o último twinkie da terra que te faça seguir em frente mesmos nos cenários mais apocalípticos, algo que mantenha você em prumo, sem se desviar. De tempos em tempos é necessário olha novamente para esta motivação para achar o seu norte verdadeiro para poder corrigir a rota, afastar os pequenos momentos de demência e seguir em frente em busca do que é a sua felicidade.

(será que você conseguiu não assistir o episódio inteiro de tiny toon?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário