quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012 - Séries


Poucas coisas tomaram tanto meu ano quanto assistir as séries. Ao invés de falar delas livremente nesta retrospectiva, resolvi fazer um top10.

Vamos lá:


1) Newsroom


A série é inteligente, tem bons personagens e me fez ir procurar os fatos, termos, grupos e afins que foram usados em cada episódio. A série tem momentos mais leves, personagens que se enrolam em seus sentimentos, mas não é especificamente sobre isso. A série tem um heroi, um Dom Quixote, mas ele não esta sempre certo. Pelo contrário, ele erra e toma na cara algumas vezes neste primeiro ano. E isso faz bem. A série é boa, com uma ótima produção e trouxe um respiro, abrindo espaço no gênero.


2) Sherlock


Ah os ingleses! Este Moffat sabe bem o que quer com a série e, apesar de dois episodios mais fracos, os outros 4 são fantásticos e é provavelmente a série mais bem escrita dos últimos anos. Escrita e atuada. Que Cumberbatch e o Freeman são bons a gente já sabia, mas os melhores da série, para mim, são de longe o Mycroft e o Moriarty (Mark Gatiss e Andrew Scott). Cada episódio tem 1h30, um filme, com uma produção muito boa, que me faz repensar as brincadeiras feitas a BBC.


3) Game of Thrones


A segunda temporada foi mais lenta que a primeira, mas quando engatou, funcionou muito bem e fechou com um daqueles ganchos que faz que a espera de 1 ano para uma nova temporada seja muito custosa. A história esta na iminência de uma nova guerra e isso, para os espectadores, é muito bom.


4) Misfits


A série perdeu praticamente todos os seus atores originais para esta quarta temporada. Isso seria mais do que motivo para todo mundo parar de assistir a série. Mas não é assim que funciona para os ingleses aparentemente. Essa série esta na mão dos escritores e se o terceiro episodio dessa ultima temporada não te comprou um lugar para a série do top10 de 2012, sua lista esta errada. 



5) The Walking Dead


A segunda temporada me fez pensar que Walking Dead estava fadada ao fracasso, ou a encheção de saco. Teve 3 ou 4 episódios fantásticos e 9 de encheção de linguiça. Lenta! Mas a terceira temporada veio para fechar minha boca. Todos os episódios foram incríveis e o quarto episódio entra para dos melhores da série. De emudecer.


6) Girls


A série começou sem ter a ver comigo. Era lá uma série parada de meninas desfuncionais para todas as meninas. Não sei porque continuei a ver, mas continuei e ai veio o episódio da melhor festa do mundo e a estranheza passou a fazer sentido e a série só melhorou a partir dali. Com um formato um pouco diferente, num esquema autoral, é como se fosse uma versão indie de confissões de adolescente. Mas funciona.


7) The Big Bang Theory e 2 Broke Girls


2 Broke Girls estava entre minha séries de vergonha. Não era boa, mas de tão boba, eu acabei gostando. No final da primeira temporada começaram a acertar piadas e a coisa pareceu engrenar. A segunda temporada começou fraquíssima e só a falta do que ver na televisão a noite permitiu continuar a ver a série, mas, de repente, a série resolveu parar de se levar a sério e a fazer as piadas mais alopradas sem se perguntar se podia ou devia.... E a coisa ficou boa. Confio na Whitney e acho que a serie pode ter encontrado seu caminho e vem rendendo algumas boas risadas.


Big Bang Theory também parece ter se achado. Sou dos chatos que achou que a série só decaiu desde o seu começo. Mas sou obrigado a dar o braço a torcer, esta temporada encontrou algumas das melhores piadas da série.


8) The Killing


Ok. Eu assumo que não acabei ainda de assistir The Killing. Estou no meio da segunda temporada e já sei que teve gente que achou que podia ter acabado na primeira e sei de quem gostou bastante de como fecharam a história do assassinato de Rosie Larsen. Estas que gostaram de como foi fechado tem muito da minha estima, então acredito que deva mesmo ter ficado bom. De qualquer maneira, a série que me deixou pasmo com a primeira metade do seu primeiro episódio me pareceu fazer boas escolhas durante todo seu caminho e sem dúvida é uma das que devem ser vistas.


9) American Idol, The Voice e The X Factor


É, eu realmente gosto dos realitys de música. Gosto da formula, gosto dos jurados, gosto dos participantes, das suas histórias de vida, mas principalmente, eu gosto muito das versões que aparecem nestes programas. 


Dos três, o melhor para mim no quesito formato, apresentador e jurados (coaches no caso) é o The Voice. A química é ótima entre os 4 e o conceito e ideias para reviravoltas são as melhores e faz todos os outros programas quererem copiar. O que ainda deixa um pouco a desejar são justamente os shows. Sinto que muitas das versões apresentadas lá, ficam aquém das do X Factor e American Idol. 


10) Homeland


Homeland teve uma das melhores primeiras temporadas que uma série de televisão poderia ter. Falhou em uma coisa apenas, faltou culhões de fazer a decisão difícil no último episódio. Como não fizeram, deixaram uma bela dúvida: Como continuar agora sem perder a credibilidade? Eles conseguiram, a seu modo, uma solução razoável. Depois de você ser forçado a engolir a estratagema definida para continuar a série, a coisa até que funciona em muitos momentos e você chega a ser pego de surpresa por algumas sacadas. Podia ser muito melhor, mas ta boa até.



3 comentários:

  1. Newsroom é foda :D
    Vc me convenceu a baixar 1 ep de girls pra conhecer ;)
    Community e himym vc nao ve? sao minhas favoritas atuais q vc nao citou :p
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Você acredita que eu ainda não comecei a ver Community? Baixei e ainda não vi... sei que estou errado hehehe

    How i Met Your Mother esta entre as minhas favoritas. E estou gostando muito desta temporada, mas a passada eu não gostei tanto, acho que meio porque eles estavam repetindo a formula. Por isso que não entrou no top10. Mas gosto muito!

    Agora, moone boy eu nunca ouvi falar hehehe
    como é?

    ResponderExcluir