sábado, 19 de janeiro de 2013

Sentido e Proposito



Na parede aqui de casa tem, pendurada, uma corneta azul (um pênis de smurf, alguns poderiam argumentar) e não pude deixar de pensar na jornada que essa corneta teve até chegar aqui. Passou anos no fundo do meu armário, foi usada para acordar as pessoas diversas vezes, em festas na minha casa que duravam dias para acabar. Era dourado e foi pintado de azul em uma tarde gostosa de sol na casa de um amigo, passou um caminho longo e foi até parar em outra casa, com sua nova dona, antes de vir para a parede que esta. Quando meu pai me deu a corneta, será que imaginou qual seria o longo caminho que tomaria?

Assisti ontem o novo filme dos irmãos Wachowski com o Tom Tykwer, o filme dura três horas e começa de um jeito que parece obrigar sua cabeça acordar de algum torpor antigo. Ao sair da sala, a sensação era de que dias haviam se passado e não só as três horas. São muitos anos, muitas tramas e um sentido de unidade final que faz o filme valer a pena.

Não consegui exteriorizar a linha de pensamento que o filme me fez seguir, a sensação de proposito e como é difícil avaliar a importância dos pequenos acontecimentos antes que eles possam ter o devido tamanho e repercutido tudo que necessitam. O quanto das escolhas que foram feitas antes sem nem mesmo se parar para pensar afetam o futuro de todos? Se for possível ver toda a linha do tempo a distancia, os seus encontros e desenlaces, o dia a dia perde seu interesse ou aumenta a sua importância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário