quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Cinema





Eu não fui muito ao cinema este ano e o cinema me pareceu meio bobo este ano também. Mantivemos a linha dos grande arrasa quarteirões sendo filmes vindos de um background mais nerd, como "Os Vingadores", "O espetacular Homem-Aranha", "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", "O Hobbit", "Jogos Vorazes", entre outros. Não é que não sejam bons filmes, porque no geral eles são. Cada vez feitos com mais esmero, melhores roteiros, efeitos de ponta, personagens mais complexos, com bons diretores por trás deles, mas ainda assim, arrasa quarteirões, que dão preferencia a grandes sequencias de ação pois precisam vender entradas, precisam pagar o grande custo de os fazer.

De filmes mais densos, o ano trouxe pouca coisa. Destaco Argo, On The Road e Prometheus. Este último não me convenceu e bateu em diversas teclas que eu já havia visto ou lido aqui ou ali, mas ainda assim é um bom filme que quer levantar questões inquietantes. On the Road é um filme bom, que passa muito do que foi o livro, adaptando onde precisava adaptar, mas mantendo o clima, os personagens e as dúvidas. Mas, para mim, até agora, a surpresa do ano se chama Argo, um filme tenso, de uma situação muito pesada, real e completamente absurda. Mais uma ótima direção do Ben Affleck que parece estar conseguindo se reinventar em Hollywood. Sei que é o final do ano, e é agora que os filmes bons e que caminham em direção ao Oscar do ano que vem começam a estrear.

Outra boa surpresa do ano foi Looper, com um roteiro rico de boas sacadas, boas interpretações e por não procurar soluções simples, quase levou o filme do ano. Entre os divertidos, destaco Men in Black 3. Filmes leves, que não se levam a sério e estão ali para divertir e até tirar um barato com o próprio filme me tem como publico cativo. Depois de um segundo filme um pouco aquém do esperado, o terceiro mostrou que a franquia ainda tem força para novos títulos. Assim como o MiB3, outro filme que não quer se levar a sério e ganha muitos pontos por isso foi o Mercenários 2, contando com esta hilária cena.

De qualquer maneira, o filme do ano para mim foi o Missão Impossível. Não pela qualidade do filme, que eu até posso tentar defender, já sabendo que não é tão incrível assim. Para mim, o maior mérito do filme é ter pego um seriado muito divertido, mas há muito tempo cancelado e ter montando uma franquia de sucesso, passado por bons diretos, que levam a sério o que estão fazendo. É um James Bond de equipe, que precisa de todos para conseguir funcionar. Claro que eu sei que o M:I4 é, na verdade, do final de 2011, mas eu só assisti no dia 4 de janeiro deste ano, então, para mim, conta como 2012 ainda. Foi minha primeira ida ao cinema sozinho e pelo melhor motivo, um motivo que mudou meu ano inteiro me fazendo estar onde eu estou agora. O cinema tinha sido sempre um hábito de grupo para mim, sempre combinando com diversos amigos ou convidando pessoas e com este filme passei a ir ver diversos filmes sozinho durante o ano.

Um comentário: