segunda-feira, 5 de novembro de 2012

We are infinite



"Eu não sei se eu vou ter mais tempo para te escrever, porque eu vou estar tentando participar".

Quantos amigos queridos você tem? Quem você acha que se passar uma, duas semanas sem aparecer vão sentir sua falta? Como você faz para manter seus amigos?

Qualquer relação exige comprometimento. Seja um namoro, um casamento, paternidade ou uma amizade. Tem algumas que requerem menos esforço, as coisas funcionam de maneira mais simples, seja pela proximidade (vocês estão no mesmo curso, trabalham juntos, ou algo assim), seja pelos hobbies, pela vizinhança. Outras aconteceram ao acaso e a vida só tende a distanciar ainda mais. Mas as vezes, mesmo com tudo contra, a vida não distancia, não entra no meio, não interfere e a amizade continua forte, firme, completa.

Tenho amigos muito queridos, uma familia praticamente, desde que tinha 12, 13 anos praticamente. Nossa amizade já fez maioridade. Durante os anos briguei com cada um deles algumas vezes. Deixamos de nos falar por algum tempo, nos afastamos e retornamos. Só retornamos porque era importante, retornamos porque era especial, porque fazia falta. E para voltar, para resgatar o que ficou para trás foi preciso muito carinho, muito cuidado, muito trabalho e interesse de ambas as partes.

As amizades precisam somar, precisam agregar algo. Seja um sentimento, uma risada, um crescimento, uma diversão, um desanuviamento. Mas precisam funcionar para ambos os lados. São elas que fazem a vida valer a pena, e são por estes vínculos, estas ligações que passamos dia após dia. O crescimento pessoal perde o sentindo se não tiver um objetivo.

Em nenhum homem é uma ilha, ou se não pudermos viver juntos, vamos morrer sozinhos, a cultura pop vem nos mostrando a força e a necessidade que temos para viver em sociedade, em contato com outros e como idéias novas arejam nossa cabeça tornando possível criar coisas melhores, expandir nossos raciocínios. Mas para este contato é preciso vontade, é preciso querer e é preciso sim, muito trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário