sexta-feira, 13 de julho de 2012

A importância do Jimmy Olsen


Yeah, Lois Lane you don't need no Super Man
Come on downtown and stay with me tonight
I got a pocket full of kryptonite



Quando você é o Homem Aranha, qual o impacto que o Harry Osborn teve em sua vida? E o Jimmy Olsen na do Super Homem? O quanto a amizade  ajuda no crescimento do herói? De muitas maneira, o melhor amigo de um super herói é o lado humano do mesmo. O cara que chama atenção, mesmo quando na verdade só esta saindo chateado achando que não conseguiu passar a real para nosso herói.  Nestes muitos anos de histórias em quadrinhos, muitas vezes o Jimmy, o Harry e tantos outros foram colocados em primeiro plano com histórias contadas sob a sua perspectiva, ou apenas se dando melhor do que o personagem principal em determinados momentos. Não conseguiriam ser o carro chefe das revistas, mas mostraram que tem personalidade e que podem vez ou outra ser o centro das atenções.

Nas nossas vidas a coisa funciona um pouco assim. Você é sempre o personagem principal da revista sobre a sua vida. Será que a gente poderia sentir o impacto que os amigos do personagem principal desta revista tem nas histórias? Eles roubam o show ou fazem uma série de boas sacadas? São alivio cômico ou a voz da experiência?

Em diversas situações em que vivi, vejo que um pouco das minhas decisões foram fundamentadas em conversas ou situações que eu passei com meus amigos. Antes de tomar uma decisão, lá do fundo da mente, vem aquele amigo dizendo o que ele já fez em uma situação parecida: "Puxa, nessa situação eu sempre acabei fazendo tal coisa" ou "todo mundo deveria fazer isso" e pronto, boa parte do trabalho de pensar e escolher já foi feito para você. Afinal, você conhece, gosta e se importa com que estas pessoas dizem. O quanto você percebe disso é muito pouco. Esse impacto dos amigos parece não existir, parece não fazer parte da gente, mas faz, e faz profundamente. 

Se fossemos processar cada decisão que tomamos e ver todos as variáveis e motivações, demoraríamos horas para tomar decisões simples. Para facilitar, nosso cérebro monta uma base de conceitos e informações sobre cada assunto que facilita e dinamiza a tomada de decisões. Quando você escolhe algo, na verdade, seu cérebro já havia escolhido por você milésimos de segundos antes. Só temos a sensação de controle. E o cérebro toma essa decisão baseado nas informações que você coloca lá, experiências, instrução, ou ensinamentos de amigos formam isto da mesma maneira e com a mesma importância. De certa maneira, é um "diga-me com quem tu andas que eu te direi quem és".

E então, ao salvar Metropólis do avião que caia, o Super Homem decidiu sozinho ou a conversa que teve anos antes com o Jimmy Olsen o impulsonou nesse sentido?



Um comentário:

  1. Depende o que ele achou do que o Jimmy Olsen disse na conversa.
    Lendo seu post eu diria que o controle está mais na formação do conceito do que na tomada da decisão.

    ResponderExcluir