segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crescer

"Ou você morre um herói, ou vive tempo suficiente para ver a si mesmo se tornar o vilão"
- harvey dent


Alguns dos melhores filmes para qualquer idade são aqueles como camadas de compreensão. Isso é, quando você tem 12 anos, você assiste ao filme, gosta e entende um certo número de coisas, mas o filme parece completo para você. Ai você conversa com seu pai e seu avô sobre o mesmo filme e descobre que eles viram coisas completamente diferentes das que você viu. Para mim, a vida também é assim.

Não quero dizer que acordo no dia seguinte ao meu aniversário e compreendo coisas que jamais havia percebido, mas sim que esse conhecimento, essa compreensão diferenciada se da a partir de momentos de aprendizado, de quebrar a cara, de introspecção. E como reexaminar sua vida em seu leito de morte e lembrar de como encarava a vida antes, quando criança, quando jovem, quando adulto.

Sempre que passo por um momento destes, de analise da minha vida, me pego lembrando do marinho, de mim como 10, 11 anos. O que eu pensava? O que eu queria para minha vida? Quem eu seria? Como trataria as pessoas e mostraria sempre que me importava? Ah! Como era bonzinho esse menino. Como era preocupado em fazer do mundo um lugar melhor para todos e como o dia a dia, os anos, os dívidas, o trabalho, as marcas o mudaram. Muitas e muitas vezes a vida te propcia momentos em que você pode se perder, esquecer quem você é, se deixar levar. Os dias se acumulam e não param de vir, como as chicotadas de um carrasco e quando você consegue parar para respirar é que percebe o quanto passou e o quanto a vida e a realidade está distante daquilo que você se propôs lá atras, quando ainda era um menininho cheio de sonhos e vontades.

Seria interessante se todos pudéssemos levar uma versão minituara nossa da infância, como um pocket mini-me, e que a cada decisão pudéssemos olhar para ele e ver o que ele acharia que deveríamos fazer. Acho que se o meu olhasse para mim hoje estaria decepcionado e sem acreditar na letargia e nas dificuldades que eu me deixo passar. E o seu? Estaria satisfeito?

Um comentário:

  1. When you are a kid everything is black and white. Heroes and villains. Good or bad. It's so easy to make decisions when you have no responsibilities, no family to take care of, no bills to pay.

    Penso bastante no que eu considerava o que seria a vida quando era mais jovem. Mas o que mais considero atualmente eh o quanto aprecio minha mae e o quao dificil deve ter sido cuidar de mim sozinha.

    In the end we make the decisions we can live with and that lets us sleep at night. :)

    ResponderExcluir