terça-feira, 20 de abril de 2010

Copo meio cheio

"Sorria e o mundo sorri com você. Chore e você chorará sozinho".
- Oh Dae-Su




Dar notícias arrasadoras é uma arte. O tato certo para se falar, o momento, como estar preparado para as mais diferentes reações. A maneira certa de confortar e também de manter a distância. Isso tudo é sempre muito complicado e as pessoas que fazem isso com maestria deveriam sempre ser homenageadas. Mas e quem recebe as notícias? Afinal, depois de dada a notícia, depois de confortada a pessoa da menos pior maneira possível, quem tem de se virar com a dor, com o problema, é quem recebeu a notícia.


O choque de uma notícia ruim nos faz pensar que está tudo acabado, que a vida é sempre ruim com a gente, que não há motivos para continuar se sempre vamos levar na cabeça. "Oh vida, Oh céus, Oh azar". Não é nem se desesperar por pouco, é estar preparado para que as coisas deem certo e elas não darem. O que no geral, se a vida ensina algo por experiência é que as coisas tendem a não dar certo mesmo. A partir dai, temos dois caminhos: Desistir de tudo que se vinha trabalhando, fazendo ou qualquer coisa assim, entrar em depressão e ficar parado ou se levantar e buscar novas saida, fazendo limonada das pedras que lhe foram dadas.

Enquanto quem chora e se desespera tem apoio por algum tempo e depois acabando ficando mais e mais sozinho (novos motivos para chorar e se desesperar), quem se levanta e vai para cima de novo pode nem receber o devido valor de tal atuação, mas sem dúvida tem mais possibilidade de ser aplaudido e de encontrar felicidade. Claro que em ambos os casos há um período de pesar, um momento de introspecção, mas em um este período dura apenas o que deve durar, enquanto no outro isso segue indefinidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário